segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Papelzinho inconveniente

Sabe aqueles papeizinhos estilo "Compro Ouro", "Empréstimo" ou até mesmo "Dentista", entregue nas ruas do Rio?

Pois bem, me recuso a pegá-los.

Certa vez, conversando com uma conhecida, ela me disse que essa era uma das melhores formas de conseguir clientes para sua empresa - uma clínica, principalmente por causa do baixíssimo custo de investimento.

Na minha santa inocência, perguntei se ela tinha autorização da prefeitura para distribuir estes malditos papéis e a resposta foi um sorriso maroto seguido de um "pra quê?".

- É, eu pensei. Pra quê?!

Não ia entrar no mérito de que estes papeizinhos infestam a cidade, sujando as ruas, porque não é verdade. Quem suja as ruas é o povo, que mesmo não interessado em comprar/vender ouro, ou qualquer outra coisa que possa estar escrito nestes malditos papéis, sempre pega-os, para logo mais adiante, jogá-los no chão - às vezes sem mesmo se dar ao trabalho de ler o que está escrito.

Também não ia entrar no mérito dos custos para a cidade, para a população e para o meio-ambiente. Este tipo de divulgação "barata" unido com a falta de bom-senso, educação e cultura de nosso povo, promove o entupimento dos bueiros e canais, suja nossas ruas, rios e lagoas, sem contar contar com toda a cadeia produtiva dele, até a derrubada de árvores... de onde vem estes papéis afinal?

- "Não..., não são estes os argumentos." pensei. Esta que se encontra à minha frente, tem estudo, tem cultura, é de classe média alta. Então estes argumentos já devem ser conhecidos por ela. O que falar então?...

O que mais me assusta é uma pessoa - que, dentre a média da população, se destaca pela inteligência, cultura e educação -, agir desta forma.

- "Mudando de assunto" falei "a cidade anda muito suja, né?" e completei "Eita povinho mal-educado". E ela caiu na minha armadilha, e começou a reclamar da sujeira da cidade, e a falar de como nosso "povinho" era mal-educado".

Tive que rir. "Com que moral?" pensei. Com que moral uma pessoa que burla a lei para fazer uma campanha suja, para poder se beneficiar disso, pode reclamar da falta de educação de um povo, ou da desonestidade de nossos políticos?

Terminei pensando alto... "Eu me recuso a pegar papeizinhos nas ruas..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário