quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Bitucas ao mar

Hoje peguei a barca Ipanema que deixou a estação da Praça XV rumo à Nikity city. A barca partiu às 18h45 e a viagem durou cerca de 20 minutos.

Decidi ir para o final da barca, de onde dá para apreciar o Rio e a Baía de Guanabara durante a noite. É uma visão espetacular.

Baía de Guanabara


Porém, nesta mesmo lugar, se amontoam os fumantes. Durante os 20 minutos que fiquei alí, pude contar 17 bitucas serem lançadas ao mar. É quase uma por minuto. E eu estava em um dos cantos da barca, o que significa que não dava pra ver se e quantas bitucas foram lançadas ao mar do outro lado.

Verifiquei no site da Barcas SA que há cerca de 140 viagens diárias de segunda à sexta. Se considerarmos 15 bitucas ao mar por cada viagem, significa que diariamente, 2.100 bitucas de cigarros são jogadas na Baía de Guanabara somente pelos passageiros da Barcas nos dias de semana.  Mensalmente, isso equivale a 63.000 bitucas. Anualmente são 756.000 destes filtros e pedaços de cigarros nas águas da nossa Baía.

Será que esses imbecis ignóbeis homúnculos que jogam suas bitucas (e outras coisas) na Baía não percebem o que estão fazendo? O que será que eles pensam? "Ah! É só uma bituquinha"; ou "uma bituquinha não faz mal algum!".

Será mesmo que eles pensam?

O pior é que, normalmente, estes "nobres cidadãos" são os primeiros a reclamar da sujeira, poluição, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário